• Colecção Fundação Ilídio Pinho
  • Anamnese
  • Prémio Fundação Ilídio Pinho

Apresentação Institucional da Fundação

Ao longo da história, o espírito empreendedor e criativo, o engenho e a arte dos Portugueses foram os responsáveis pela afirmação de Portugal perante o mundo e pela divulgação da Ciência e Cultura.

Foi esse mesmo potencial humano que levou Portugal a ser um dos pioneiros na globalização do Comércio e da Economia e fez da diáspora portuguesa um dos mais importantes instrumentos de divulgação cultural.

Os desafios que hoje enfrentamos com a globalização económica, e Economia Digital, o desenvolvimento acelerado das Ciências da Vida e a Sociedade de Informação colocam novas interrogações aos responsáveis políticos, mas também geram novas inquietudes aos empresários porque os obrigam a correr novos riscos e a assumirem uma nova dimensão para o empreendedorismo.

Por isso, na memória dos feitos do passado, queremos apelar ao espírito empreendedor de todos que, devidamente incentivado e orientado para novos desafios, permitirá que uma nova geração de empresários e cientistas gravem os sulcos da nossa história futura, fazendo com que o mérito e a iniciativa sejam socialmente valorados.

Foi este espírito que estimulou o Fundador Ilídio Pinho a construir um grupo empresarial forte e sustentado, que os seus descendentes fizessem perdurar através dos tempos.

Porém, a realização desse projecto empresarial inovador precisaria de um protagonista sucessor que, infelizmente, os limites da vida afastaram mais cedo. Contudo, ficou a fé e a força de um ideal que a transcendência da memória há-de ajudar a prosseguir nessa missão, porque a vontade permanece para dar forma à realidade.

Na falta do filho que prosseguiria o sentido de utilidade pública que o pai pretendia concretizar, através das empresas criadas, recorre-se a outros modelos para que o sonho se concretize em memória daquele que seria o continuador do projecto.

Por isso, para prosseguir essa missão empresarial, entendeu o fundador perpetuar as suas raízes e a memória do seu filho, Ilídio Pedro, através da criação da Fundação Ilídio Pinho com uma dotação inicial de cinquenta milhões de euros. Concluiu-se ser este o modelo mais adequado para concretizar essa missão e assim garantir a perenidade do espírito e valores do seu fundador.

Ilídio Pedro